Estúdio AG l Temperatura de cor

Hoje vamos falar um pouquinho sobre temperatura de cor, talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre este assunto, mas existe uma unidade de medida conhecida como grau Kelvin (K).
O grau Kelvin é extremamente importante para obtermos um registro fiel das cores quando estamos fotografando, principalmente nós que trabalhamos com fotografia publicitária.
Segundo o que alguns relatos afirmam, Kelvin estava fazendo seus experimentos, e aqueceu uma agulha no fogo, quando percebeu que à medida que a agulha esquentava mais azul ela ficava, e inversamente quando esfriava, oscilava entre o vermelho e o amarelo.
Trazendo este experimento para a fotografia, se você prestar bem atenção, vai perceber que ao fotografarmos sob a luz do sol ao meio dia, os tons sairão azulados, e quando clicamos ao nascer ou no pôr do sol, os tons transitam entre avermelhados e amarelados, não é mesmo?
Na época do filme fotográfico, existiam apenas dois tipos de filmes, “day light e tungstênio”, conforme o próprio nome sugere, day light significa: luz do dia, este filme era balanceado para 5500k, e o filme tungstênio balanceado para 3200k indicado para luz artificial, ou popularmente conhecida como luz continua”.
Se por alguma razão fotografássemos com o filme invertido seguramente o trabalho estaria seriamente comprometido, porque o filme day light utilizado sob uma condição de luz contínua, as fotos sairiam todas amareladas. E o filme tungstênio utilizado sob uma condição de luz day light, as fotos sairiam todas azuladas.
Hoje em dia as câmeras digitais facilitaram muito nossas vidas, ainda mais se você só a utiliza no modo automático, mas é aí que mora o perigo, se por alguma razão você precisar utilizar a câmera no modo manual, e suas fotos saírem azuladas ou amareladas, você ficará com os cabelos em pé.
Para evitar que isso aconteça vamos dar uma dica muito importante de como você poderá fazer a calibração do seu equipamento e produzir belas fotos.
As câmeras digitais, possuem um dispositivo chamado “white balance”, este dispositivo vai se tornar ativo somente quando o equipamento estiver no modo manual. Sua câmera por mais sofisticada que seja, é apenas uma máquina, portanto ela precisa de alguns parâmetros para se comportar adequadamente e atender suas necessidades.
Toda vez que você  fotografar no modo manual, antes de fazer qualquer click, selecione o modo white balance, coloque na frente da objetiva um pedaço de papel branco, tipo sulfite e aperte o botão disparador, pronto, sua câmera estará calibrada para aquela determinada situação de luz.
Por exemplo, você vai fazer uma foto sob a luz do sol, faça a calibração do white balance conforme acabei de citar, depois de fotografar em ambiente externo e  você queira clicar dentro de casa, precisará recalibrar sua câmera novamente para uma outra condição de luz, caso contrário as fotos ficarão comprometidas.
Espero ter ajudado de alguma maneira, se quiser fazer contato caso alguma dúvida persista fique à vontade.
Um abraço

Lembre-se sempre de fazer o balanço de brancos na sua câmera.

Hoje vamos falar um pouquinho sobre temperatura de cor, talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre este assunto, mas existe uma unidade de medida conhecida como grau Kelvin (K).

O grau Kelvin é extremamente importante para obtermos um registro fiel das cores quando estamos fotografando, principalmente nós que trabalhamos com fotografia publicitária.

Segundo o que alguns relatos afirmam, Kelvin estava fazendo um de seus experimentos, e aqueceu uma agulha no fogo, e percebeu que à medida que a agulha esquentava mais azul ela ficava, e à medida que  esfriava, oscilava entre o vermelho e o amarelo.

Trazendo este experimento para a fotografia, se você prestar bem atenção, vai perceber que ao fotografarmos sob a luz do sol ao meio dia, os tons sairão azulados, e quando clicamos ao nascer ou no pôr do sol, os tons variam  entre avermelhados e amarelados, não é mesmo?

Na época do filme fotográfico, existiam apenas dois tipos de filmes, “day light e tungstênio”, conforme o próprio nome sugere, day light  significa: luz do dia, este filme era balanceado para 5500k, e o filme tungstênio balanceado para 3200k indicado para luz artificial, ou popularmente conhecida como luz continua”, ou luz de cinema.

Se por alguma razão fotografássemos com o filme invertido seguramente o trabalho estaria seriamente comprometido, porque o filme day light utilizado sob uma condição de luz contínua, as fotos sairiam todas amareladas. E o filme tungstênio utilizado sob uma condição de luz day light, as fotos sairiam todas azuladas.

Hoje em dia as câmeras digitais facilitaram muito nossas vidas, ainda mais se você só a utiliza no modo automático, mas é aí que mora o perigo, se por alguma razão você precisar utilizar a câmera no modo manual, e suas fotos saírem azuladas ou amareladas, você ficará de cabelo em pé.

Para evitar que isso aconteça vamos dar uma dica muito importante de como você poderá fazer a calibração do seu equipamento e produzir belas fotos.

As câmeras digitais, possuem um dispositivo chamado “white balance”, este dispositivo vai se tornar ativo somente quando o equipamento estiver no modo manual.

Sua câmera por mais sofisticada que seja, é apenas uma máquina, portanto ela precisa de alguns parâmetros para se comportar adequadamente e atender suas necessidades.

Toda vez que você  fotografar no modo manual, antes de fazer qualquer click, selecione o modo white balance, coloque na frente da objetiva um pedaço de papel branco, tipo sulfite e aperte o botão disparador, pronto, sua câmera estará calibrada para aquela determinada situação de luz.

Por exemplo, você vai fazer uma foto sob a luz do sol, faça a calibração do white balance conforme acabei de citar, depois de fotografar em ambiente externo e  você queira clicar dentro de casa, precisará recalibrar sua câmera novamente para uma outra condição de luz, caso contrário as fotos ficarão comprometidas.

Espero ter ajudado de alguma maneira, se quiser fazer contato caso alguma dúvida persista fique à vontade.

Um abraço

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