Dicas de iluminação • FotoBemFeita

Exemplo de iluminação natural com contra luz.

Muitas pessoas amam fotografia, mas ficam aborrecidas porque ainda não dominam a importante técnica da iluminação, se este é o seu caso, não se preocupe, este post foi feito sob encomenda pra você.

A iluminação está dividida em duas categorias, natural (luz do sol) e artificial (lâmpadas em geral), em ambos os casos a luz pode atingir o assunto a ser fotografado em três direções básicas, e quando você realmente entender essa mecânica, seu índice de fotos bem feitas será muito maior.

Iluminação frontal

Lembre-se de quando for fotografar, fique posicionado de forma que o sol esteja nas suas costas, desta maneira a iluminação automaticamente atingirá o assunto a ser fotografado de frente.

Iluminação lateral

Quando sua fonte de luz estiver posicionada em 90° com relação ao assunto a ser fotografado, o par luz e sombra ficarão muito mais realçados, causando uma aparência de tridimensionalidade. Porém este tipo de iluminação exigirá do fotógrafo um pouco mais de experiência para controlar as sombras duras que aparecerão na cena.

Iluminação de fundo • [Contra luz]

Neste tipo de iluminação, a luz vem por trás do assunto a ser fotografado, consequentemente direto na sua objetiva (lente), fotografar contra luz pura e simplesmente vai gerar apenas uma silhueta preta, mas você pode usar o flash ou para os amadores avançados um rebatedor para destacar o assunto do fundo.

Luz natural

É importante você saber que numa condição de luz natural existem horários que são mais indicados para se fotografar, por exemplo: desde as primeiras horas da manhã até umas 10:00 horas e das 16:00 até o pôr do sol.

Tanto a iluminação natural quanto a artificial é medida através de uma escala chamada “grau Kelvin”, todas as máquinas fotográficas são calibradas para obedecerem esta escala. Por exemplo uma condição de luz adequada para uma foto bem feita é de aproximadamente 5500°Kelvin, temperaturas de cor abaixo desta indicação carregará sua foto de amarelo, e valores acima, ficará azulada.

Com certeza você já viu aquelas fotos de nascer ou pôr do sol, são completamente amarelo avermelhadas, não é mesmo? Isso acontece porque a temperatura de cor nos primeiros momentos da manhã e nos últimos raios de sol da tarde é de aproximadamente 3600°Kelvin.

Num dia ensolarado de verão na praia, a temperatura de cor pode chegar a 12000°K, uma condição extrema de luz como esta carregaria sua foto de azul. As estações do ano mais indicadas para você usar e abusar da iluminação natural é outono e o inverno, pois como a inclinação do sol muda bastante nestas estações a luz fica bem mais suave.

Ao contrário do que muitos pensam, um dia nublado é excelente para fotografar pessoas, porque a luz é difusa (suave) e você não correrá o risco do modelo fechar os olhos por conta do excesso de luz.

Quando fotografamos uma pessoa com sol a pino (condição não muito indicada) a luz ficará em cima da cabeça do fotografado, automaticamente isso vai gerar uma sombra muito marcada embaixo dos olhos, nariz e pescoço, neste caso aconselhamos usar um flash, para amenizar essas sombras duras.

Na fotografia costumamos usar a expressão luz dura e luz suave, deixe-me explicar: luz dura é aquela que marca uma sombra muito forte, por exemplo na praia no verão ao meio dia, está é uma típica condição de luz dura. Luz suave, seria uma condição de dia nublado claro.

Luz artificial

Quando você fotografar sob uma condição de luz artificial perceberá que as lâmpadas incandescentes tendem a invadir amarelo e as lâmpadas fluorescentes invadem verde, portanto lembre-se de fazer o balanço de brancos ou usar flash para que sua foto fique bem feita.

Gostaríamos de saber se estas dicas ajudaram você de alguma maneira e que assuntos gostaria de ver aqui no blog.

Um abraço.

#fotobemfeita